quinta-feira, 13 de junho de 2013

NO RUMO CERTO...

Pesquisa CNT/MDA: Dilma cai e Aécio ultrapassa Marina



Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre as eleições de 2014, divulgada nesta terça-feira (11), confirma a tendência de queda da presidente Dilma Rousseff numa eventual campanha à reeleição e aponta o crescimento do pré-candidato tucano e presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), que pela primeira vez aparece na frente da ex-senadora Marina Silva. A pesquisa foi feita em conjunto com o instituto MDA.

De acordo com a nova pesquisa, Aécio aparece em segundo lugar, com 17% das intenções de votos. Marina vem logo atrás com 12,5%, e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, aparece em último lugar com 3,7%. Já Dilma Rousseff perdeu 6,2 pontos em relação à última pesquisa CNT. Apesar da queda, Dilma ainda mantém a dianteira na disputa.

Entre os entrevistados que dizem conhecer os possíveis concorrentes à disputa presidencial de 2014, Dilma apresenta uma queda ainda maior e aparece com 44,1% das intenções de votos, enquanto Aécio sobe para 22,8%. Um cenário que já garantiria a realização de um segundo turno.

Em entrevista ao UOL, o presidente da CNT, Clésio Andrade, afirmou que a pesquisa indica que a eleição de 2014 deve ter segundo turno. "A presidente ganharia em todos os cenários em primeiro turno. Mas se aproxima muito de um segundo turno à medida que eles [demais candidatos] passam a ser mais conhecidos. Eles vão crescendo nas intenções de voto”, disse.

O levantamento da CNT revelou ainda que 73,1% dos entrevistados afirmaram ainda não possuir candidato para 2014. Somente 17,4% dizem já ter candidato. Brancos e nulos somam 2%, e 7,5% não sabem ou não responderam.

O levantamento da CNT também mostrou queda de popularidade da presidente, de 56,6% em julho de 2012 para 54,2% agora. A avaliação negativa do governo também subiu, de 7% para 9%.

A pesquisa ouviu 2.010 pessoas em 134 municípios de 20 estados, entre os dias 1º e 5 de junho. Confira aqui a reportagem do UOL sobre o levantamento: http://migre.me/eYjjF

Foto: George Gianni/PSDB